Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Senar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos

CONCURSO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
06/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES

O Senar Minas conquistou destaque nacional no 6º Concurso de Vídeos Educativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Minas Gerais registrou um número expressivo de produções inscritas, foram 178 vídeos, e reafirmou seu protagonismo no uso de ferramentas virtuais como aliadas do ensino no meio rural.

Na categoria Formação Profissional Rural, um dos vencedores foi o mineiro Heli Heros Teodoro de Assunção, com uma produção sobre o uso de drones na pecuária, evidenciando a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

“A ideia do vídeo nasceu da proposta de trazer soluções simples e práticas que fazem diferença e ajudam a facilitar o trabalho de produtores e trabalhadores rurais. Eu atuo como instrutor de drones no Senar Minas, entre outras áreas, e, também, sou pequeno produtor rural, pecuarista. No meu dia a dia no campo, procuro aplicar aquilo que levo para a sala de aula. E uma dessas aplicações foi, justamente, o uso de drones na pecuária”, explicou instrutor.

Segundo Heli, a ideia surgiu de uma dor real vivenciada na propriedade. “A necessidade de monitorar o rebanho, acompanhar a  localização dos animais, fazer a contagem, observar o pasto. A partir disso, pensei em como essa experiência poderia contribuir com outros produtores, ajudando a tornar a rotina no campo mais eficiente e menos pesada. Hoje, com uma ferramenta relativamente simples e cada vez mais acessível, como o drone, é possível ganhar tempo, melhorar o controle da atividade e reduzir o esforço no trabalho diário”, concluiu.

Aberto a todas as regionais do Senar no país, o concurso valoriza produções autorais de instrutores de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e, nesta edição, também de técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“A iniciativa evidencia como estratégias virtuais bem aplicadas podem ampliar o alcance do conhecimento, estimular o aprendizado contínuo e aproximar conteúdos técnicos da realidade dos produtores rurais”, ressalta a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.

Conquista

Os vencedores do 6º Concurso de Vídeos Educativos foram anunciados no dia 4 de fevereiro, durante uma live nacional. Ao todo, 887 vídeos foram enviados por participantes de 25 estados brasileiros. Desses, 668 produções foram da área de ATeG, 141 de Formação Profissional Rural e 78 de Promoção Social.

“Este concurso é muito importante porque, além de divulgar o trabalho do Senar no campo, evidencia o engajamento dos profissionais que capacitam produtores e trabalhadores rurais para o desenvolvimento do agronegócio. Minas Gerais tem se destacado de forma abrangente, especialmente nos treinamentos voltados à aplicação de tecnologias de ponta na produção”, reforça o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Além do reconhecimento, os 11 vídeos premiados receberão um kit completo para produção de conteúdo, composto por mochila, smartphone, microfone de lapela bluetooth e pedestal de suporte. As produções vencedoras passam a integrar o acervo do Senar Play, plataforma que reúne mais de 500 vídeos e registra milhões de acessos anuais, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para o ensino no meio rural. As demais produções inscritas também poderão ser incorporadas à plataforma, após avaliação técnica.

“Muitas das grandes inovações no campo não estão em reinventar a roda, mas em usar tecnologias que já existem para resolver problemas reais do dia a dia rural”, Heli Heros Teodoro de Assunção

Incentivo à produção

Em Minas Gerais, o estímulo à participação no concurso foi fortalecido por uma ação concreta: a oferta de um curso EAD de produção de vídeos educativos. A capacitação apresenta, de forma prática e acessível, orientações sobre planejamento, gravação e edição de vídeos, abordando desde o uso adequado de câmera e iluminação até técnicas que valorizam o conteúdo técnico. O curso inclui ainda um módulo de oratória, com foco em comunicação clara e segura.

Como diferencial, o Senar Minas também ofereceu um bônus sobre o uso de recursos audiovisuais gratuitos disponíveis na internet e a aplicação da Inteligência Artificial na criação de imagens, esquemas visuais e ilustrações. O conteúdo foi complementado por orientações específicas sobre o concurso e por um bate-papo com Gilmar Medeiros, instrutor do Senar Minas e vencedor de três edições do concurso.